Associação com 111 anos de existência.
Foi aprovado, na segunda-feira por unanimidade em reunião de Câmara o reconhecimento da Sociedade Recreativa Artística Farense como entidade de interesse histórico e cultural, após requerimento apresentado por aquela associação.
Conforme frisa a autarquia farense em comunicado, "a decisão de reconhecimento está agora sujeita a um período de consulta pública pelo período de 20 dias".
Uma das coletividades mais tradicionais do concelho, fundada em 1906, a Sociedade Recreativa Artística Farense constitui-se como um local único em Faro, tanto na vertente de programação de atividades culturais e recreativas como na manutenção de uma identidade transversal às componentes histórica, cultural e social. A sua fundação está ligada ao Montepio dos Artistas de Faro, existente desde 1856.
Nos seus 111 anos de existência, esta associação contribuiu para o enriquecimento do tecido cultural do Município de Faro, facto reconhecido pela Câmara Municipal que lhe atribuiu no ano do seu centenário (2006) a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.