Sociedade

Câmara de Lagoa adere ao programa internacional “Família do Lado 2014”

A Câmara Municipal de Lagoa refere em nota de imprensa, que "tem vindo a promover ações e validar alguns projetos de relevância social, essencialmente direcionados à proteção e integração das pessoas, implementando o apoio nomeadamente a migrantes desenraizados em busca de melhores condições e qualidade de vida ou no conhecimento de novas formas de culturas".

PUB
 
A autarquia dá como o exempo, o caso dos países de Leste, já que ao "Concelho de Lagoa têm chegado muitos naturais daqueles países, desde há mais de dez anos, em busca de qualidade de vida, trabalhando, construindo ou ampliando as suas famílias e contribuindo para a estabilidade das economias familiares e locais, com sucesso".
 
Deste modo a Câmara, envolveu-se no projeto “Família do Lado 2014”, iniciativa através da qual uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias – uma imigrante e outra autóctone (ou vice versa) – para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento do “outro”.
 
Trata-se de uma iniciativa – projeto transnacional criado na República Checa em 2004, com base no conceito de “Bairros Inclusivos” – que visa contribuir para a integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, neste caso em Lagoa, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país. 
 
Esta iniciativa, tem lugar no próximo dia 23 de novembro, às 13h00, em todo o território nacional e em todos os países que se associarem à ideia, podendo nela participar famílias imigrantes e famílias autóctones que desejem contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portugal.
 
Em Lagoa, os interessados neste tipo de acolhimento – como Famílias anfitriãs ou visitantes ou, ainda, como assistentes – poderão contatar a Câmara Municipal de Lagoa ou consultar www.acm.gov.pt e Facebook ACMigrações