Sociedade

Câmara de Lagoa esclarece que não tem responsabilidade direta na recolha dos resíduos recicláveis

Devido o aumento "exponencial" da atividade comercial no concelho de Lagoa durante o mês de agosto, tem levado ao aumento na quantidade de resíduos produzidos, situação que tem sido sentida, principalmente, desde a segunda quinzena de julho, com os serviços da Câmara Municipal a darem a resposta necessária, com vista à recolha diária dos resíduos urbanos indiferenciados, de forma a que não existam contentores por recolher.

PUB
No entanto, no que toca à recolha dos resíduos recicláveis, a autarquia esclarece que a entidade responsável por essa recolha é a empresa Algar. A Câmara confirma em comunicado, que face ao significativo aumento nas quantidades de resíduos produzidos no concelho nas últimas semanas, a Algar não tem tido capacidade para recolher diariamente os ecopontos que vão ficando cheios, "originando situações indesejáveis e que reprovamos veementemente".
 
A autarquia diz que numa ótica de colaboração com a Algar, acompanha e monitoriza diariamente o estado de enchimento de todos os ecopontos existentes no concelho, reportando, também diariamente, essa informação à empresa, além de ter assegurado a recolha e limpeza dos resíduos recicláveis que se vão acumulando no exterior, "de forma a que pelo menos o espaço exterior envolvente aos ecopontos esteja minimamente limpo e sem resíduos".
 
Ao mesmo tempo, é pedida a colaboração dos munícipes, para que sempre que identifiquem algum ecoponto ou ilha ecológica cheia, levem os seus resíduos até ao próximo ponto de recolha que esteja disponível, evitando acumulações de lixo.
 
Qualquer cidadão, poderá também contactar a própria Algar, informando que em determinada localização, o ecoponto está cheio, ajudando a entidade a organizar os circuitos com vista à sua rápida recolha. Esse contacto poderá ser realizado para os números 289 894 480 / 800 203 251 (Linha Verde), ou para o email [email protected] .
 
Por outro lado, é ainda feita uma chamada de atenção aos proprietários de restaurantes, bares ou supermercados, para que aderiram ao serviço gratuito da Algarlinha (800 915 331), o qual recolhe os resíduos recicláveis diretamente no local de produção.