No passado dia 30 de julho, realizou-se a cerimónia comemorativa das Bodas de Ouro Sacerdotais, do padre José Joaquim Nunes, Pároco de Lagoa, com a celebração eucarística na Igreja Matriz de Lagoa.
Com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas e de outros padres da região, a Igreja Matriz de Lagoa encheu-se de público – entre representantes das entidades locais, Escuteiros dos Agrupamentos do Concelho, amigos, familiares e leigos de várias comunidades – que assistiram à liturgia associada à efeméride, presidida pelo padre José Joaquim Nunes.
Um dos momentos altos, após a celebração eucarística, foi o descerramento de uma placa alusiva à efeméride, colocada na sacristia da Igreja Matriz.
Em clima de festa, decorreu no restaurante da Fatacil um almoço convívio com 225 participantes, onde marcaram presença, para além do Bispo do Algarve, colegas e familiares, o Presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, o Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, Águas da Cruz, o Presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Joaquim João e restantes membros do executivo municipal e, em representação dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, o Comandante Vitor Rio.
O Presidente da Câmara proferiu algumas palavras de elogio ao padre Nunes afirmando que “nos 26 anos em que está em Lagoa o padre Nunes passou por vários Presidentes de Câmara desde Jacinto Correia a mim próprio e por isso chamo para junto de mim o ex- Presidente José Inácio para lhe darmos uma pequena lembrança do Município pela sua dedicação a esta terra. Na verdade, qualquer um de nós que cá esteve manteve um ótimo relacionamento com o padre Nunes trabalhando sempre em prol do desenvolvimento da nossa terra. Há pessoas que, pelas suas caraterísticas pessoais, durante toda a sua vida se dedicam aos outros sem com isso esperarem qualquer recompensa, nem uma simples homenagem como o referiu na homilia da missa. Mas é preciso transmitir esses valores, que aprendi desde novo pela mão de quem nos incutiu e me ensinou a ler e a escrever, a Professora Conceição que aqui está presente e a quem agradeço. Vamos entregar um simbólico prato tradicional da Olaria de Porches que recordará ao padre Nunes o quanto a comunidade Lagoense lhe está agradecida e o reconhece publicamente”.