Economia

Câmara de Lagoa pronta para ser a primeira Smart City da região

No sentido de transformar Lagoa numa Smart City, a primeira da região algarvia e a segunda a nível nacional, depois de Oeiras, foi hoje assinado um protocolo entre a Câmara Municipal, representada pelo seu Presidente, Francisco Martins e a NOS, pelo seu Administrador, Manuel Ramalho Eanes.

PUB
 
Francisco Martins realçou que a função das Smart Cities "é um sério desafio que Lagoa aceita, com orgulho e satisfação, após a análise da mais valia que a sua implementação trará à cidade, numa vertente de modernidade, que se pretende para a sua área territorial, bem como de melhoria sustentável da qualidade de vida dos cidadãos. Nesse contexto informativo permanente torna-se também possível uma melhor gestão dos fundos financeiros alocados aos orçamentos anuais, na concretização de projetos de desenvolvimento e renovação infraestrutural".
 
O protocolo assinado permitirá que Lagoa se destaque a nível regional como uma cidade mais próxima dos cidadãos, através de soluções tecnológicas inovadoras, onde a sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e eficiência sejam uma realidade para todos.
 
O executivo municipal conta investir cinco milhões de euros, nos próximos cinco anos, em projetos, relacionados com a instalação de sensores, na monitorização da frota de carros do lixo ou contadores inteligentes, que agora serão mais fáceis de implementar, através da concentração de todos os assuntos numa plataforma central que permitirá o contato permanente com os vários equipamentos urbanos, explica a edilidade.
 
A facilidade de resolução dos problemas, através da visão integrada das diferentes infraestruturas e a gestão otimizada dos recursos, permitirá que o investimento realizado no âmbito das Smart Cities tenha retorno em pouco tempo, assegura ainda a autarquia.
 
Algarve Primeiro