A Câmara de Lagos aprovou um protocolo de colaboração a celebrar com a associação (A)GARRA para a gestão do novo Espaço Cowork municipal.
As instalações, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, numa ala do edifício da antiga Escola Secundária Gil Eanes (que foi primeiramente Escola Industrial e atualmente alberga o Espaço Jovem), foram criadas pela autarquia, que reabilitou e converteu uma antiga sala de eletricidade num espaço aberto e otimizado para receber jovens empreendedores e empresários, profissionais liberais, nómadas digitais e trabalhadores remotos.
Segundo regista a autarquia em nota de imprensa, "estimular o desenvolvimento de atividades que contribuam para dinamizar e diversificar a economia local, modernizar o tecido empresarial e criar novos postos de trabalho, em especial junto de uma faixa etária mais jovem, é o objetivo desta nova resposta municipal".
Ao abrigo do protocolo aprovado na última reunião de câmara, o município adianta que cede à (A)GARRA a gestão operacional do novo espaço de trabalho colaborativo, suportando os gastos inerentes a fornecimentos e serviços externos e atribuindo à associação jovem de Lagos um apoio financeiro anual de 26 mil euros, com vista ao funcionamento do espaço e dinamização do seu programa de atividades.
A ideia surgiu no âmbito do Orçamento Participativo 2017, inspirada pela estrutura informal já então em funcionamento no Espaço Jovem. A proposta acabaria por ser uma das escolhidas pela população, tendo sido colocada em prática através de uma empreitada municipal.
A esta iniciativa somam-se o Espaço Empresa, a adesão às redes de desenvolvimento regional InvestAlgarve e Algarve Systems and Technology Partnership (Algarve STP), a Fábrica do Empreeendedor (recentemente criada), o Algarve Revit +, o envolvimento no projeto SusTowns e a promoção do empreendedorismo nas escolas.