A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, um das mais antigas do concelho, celebrou o seu 90º aniversário no passado dia 1 de maio.
Em nota de imprensa, a edilidade adianta que o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, recebeu o presidente da direção, Nuno Zeferino, para uma homenagem à instituição. Segundo o município, "é uma das maiores referências no concelho, tendo desenvolvido, ao longo da sua existência, várias atividades na área do ensino da música, formação artística, divulgação e dinamização cultural, colaborando com a autarquia em diversos projetos". Nesse enquadramento, o município realça o apoio à instituição a nível financeiro e na promoção da sua atividade, "contribuindo para o reforço da sua missão formativa das várias gerações e de dinamização da cultura em Lagos".
Esta instituição histórica de Lagos conta atualmente com perto de uma centena de músicos divididos pela Banda Sénior, pela Banda Juvenil e pelos Ensembles, estando localizada no edifício Conde Ferreira, situado na Praça D'Armas. Recentemente mereceu destaque na edição nº 9 da LAGOS - Revista Municipal, lançada no final de abril, e participou nas comemorações do 47º Aniversário do 25 de Abril em Lagos.