Sociedade

Câmara de Lagos investe mais de 130 mil euros na demolição da antiga Escola Básica 2,3 de São João

A autarquia de Lagos faz saber que, está em processo de demolição uma escola que foi desativada há vários anos e que apresentava sinais de grande degradação.

PUB
 
A demolição das estruturas da Escola Básica 2,3 n.º 1 de Lagos, em São João, já está assim em curso.
 
Os trabalhos foram adjudicados pelo Município por 134.641,00€ (acrescidos de IVA), prevendo-se um prazo de execução de 45 dias, revela nota de imprensa.
 
O objetivo desta intervenção é deixar o terreno limpo e pronto a receber futuras valências.
 
A Carta Educativa do Município de Lagos, revista no início do ano, identifica a necessidade de aumento da capacidade de resposta ao nível do 2.º e 3.º ciclos, apontando como cenário preferencial a construção de uma nova EB 2,3 com 25 salas, mantendo as duas EB 2,3 atuais em funcionamento. Esta opção tem como objetivos, entre outros: melhorar a capacidade de resposta da rede pública, resolvendo o problema de sobreocupação das atuais EB 2,3 (Naus e Tecnopolis); concentrar nos mesmos estabelecimentos escolares os vários anos de escolaridade do 3.º ciclo que atualmente estão dispersos com as turmas de 9.º ano a funcionar nas Secundárias; libertar espaço nas escolas secundárias para ampliar e diversificar a oferta formativa ao nível do ensino profissional e garantir melhores condições de funcionamento à oferta já existente; aproveitar o terreno municipal existente e requalificar esta área urbana.
 
Em face de tudo isto, após a demolição das instalações atuais – que não abrangem o pavilhão desportivo, por se perspetivar a sua posterior requalificação – o terreno ficará de reserva e disponível para, no futuro, poder vir a receber uma nova escola ou outro equipamento público.