Um novo catálogo de serviços administrativos, disponível no Balcão Virtual do município, é um passo para ampliar e consolidar o atendimento à distância da Câmara Municipal de Lagos.
Segundo a autarquia, "abriu-se mais uma porta de interação com o cidadão e os agentes económicos, que vai permitir incrementar a submissão eletrónica de requerimentos e caminhar, progressivamente, rumo à desmaterialização total de processos". Em paralelo, mantém-se o investimento nas modalidades de atendimento presencial e telefónico, completa.
A nova plataforma “
Serviços Online”, que está disponível no Balcão Virtual do município desde o dia 1 de março, foi desenvolvida no âmbito do “#AlgarveMaisDigital”, um projeto de modernização administrativa aprovado pelo CRESC Algarve 2020 e comparticipado pelo FEDER, que envolve a Comunidade Intermunicipal do Algarve e os municípios.
Além da consulta e descarregamento de requerimentos, a nova plataforma permite efetuar o preenchimento e, aos utilizadores registados, submeter diretamente os requerimentos através da internet. "Esta funcionalidade evita deslocações e custos associados, automatiza procedimentos internos e permite ganhos de eficiência", considera o município em nota de imprensa.
Para que seja possível tirar o máximo partido das funcionalidades do catálogo dos "Serviços Online", o município recomenda aos cidadãos e agentes económicos que se registem na plataforma.
Em caso de dúvidas, os utilizadores poderão obter ajuda via telefónica, junto dos serviços de atendimento da Câmara Municipal, durante o horário de expediente, através dos contactos 282 771 700 ou 282 780 900 (selecionando “Opção 1” para questões relacionadas com o registo). Relativamente a questões relacionadas com a submissão de pedidos de Operações Urbanísticas está disponível diariamente, entre as 15h00 e as 17h00, através dos mesmos números, apoio técnico telefónico da Divisão de Gestão Urbanística (selecionando “Opção 5 - Operador”), conclui.