À semelhança do que aconteceu em junho passado, a Câmara Municipal de Lagos vai proceder a nova campanha de distribuição de máscaras comunitárias, com o objetivo de ajudar a população a cumprir com uma das cinco regras de proteção contra a COVID-19: o uso obrigatório de máscara, designadamente nos locais de trabalho.
Numa fase em que o concelho está atualmente com um número de novos casos que o colocam no mapa dos concelhos com risco elevado, a autarquia clarifica em comunicado, que as máscaras vão ser disponibilizadas aos munícipes, para levantamento entre os dias 14 de dezembro e 31 de janeiro, em vários locais de atendimento (na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia e nos mercados municipais), mediante apresentação de documento de identificação. Cada munícipe receberá um kit com três máscaras reutilizáveis certificadas.
O município reforça, no entanto, que a utilização de máscara, «apesar de constituir uma medida de proteção essencial», não dispensa as regras de distanciamento físico, de etiqueta respiratória, de higiene frequente das mãos, devendo ser utilizada adequadamente.