A Câmara Municipal de Loulé leva “Um Sorriso de Natal” aos munícipes que se encontram numa situação mais fragilizada, mas também aos profissionais de saúde e outros que têm estado na linha da frente do combate à Covid-19.
Com esta missão, nos dias 23 e 24 de dezembro, alguns artistas locais vão oferecer momentos musicais aos utentes das 14 instituições de solidariedade social do concelho, nomeadamente àqueles que trabalham com a população idosa, passando pelas 9 freguesias, desde o Ameixial até às zonas do litoral de Quarteira e Almancil.
Para garantir a segurança sanitária nestes espaços, a autarquia refere em nota de imprensa, que as atuações serão realizadas à porta dos estabelecimentos, sem qualquer contacto entre os utentes e os artistas. O município explica que a iniciativa «tem por objetivo levar alguma alegria e espírito natalício aos mais idosos que, este ano, devido à pandemia, não poderão desfrutar de um momento em família, fora das instituições, como é habitual para muitos».
Por outro lado, e num gesto de reconhecimento pelo trabalho realizado por quem tem estado na linha da frente no combate ao vírus, a Câmara Municipal de Loulé irá oferecer a ceia de Natal aos profissionais de saúde do concelho, aos bombeiros e elementos da Proteção civil municipal que estiverem a trabalhar na noite de consoada.
Noutra frente, a autarquia está neste momento a distribuir cabazes de Natal a 2500 famílias do concelho que se encontram numa situação desfavorecida e de vulnerabilidade social, num investimento de 75 mil euros, «de grande importância a nível social no município porque permite apoiar os cidadãos que, pelas mais diversas circunstâncias da vida, se encontram a passar dificuldades», regista a edilidade na mesma nota.
“Nesta época festiva queremos estar ao lado das pessoas, sobretudo das mais vulneráveis, para que se sintam acarinhadas e apoiadas, e levar uma mensagem de solidariedade e de esperança aos nossos concidadãos. Acreditamos que 2021 será um ano de viragem nesta crise pandémica que nos atingiu e que, aos poucos, alcançaremos novamente a normalidade”, afirma o Presidente da Câmara de Loulé.