No âmbito do 20º Encontro de Utilizadores ESRI, evento de referência dos sistemas de informação geográfica em Portugal, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, o Município de Loulé foi premiado com dois prémios.
Segundo nota da autarquia, «um dos prémios distinguiu o melhor poster, elaborado com o objetivo de refletir como os sistemas de informação geográfica contribuem para o suporte às decisões ao nível da administração local».
O tema escolhido foi “Plataforma GeoLoulé como suporte à sustentabilidade do Município de Loulé”, revelando como a tecnologia Esri (líder de mercado global em software de sistema de informações geográficas, inteligência de localização e mapeamento) tem sido uma ferramenta importante na utilização dos dados geoespaciais do município, «de forma a contribuir positivamente para as decisões políticas no sentido de uma maior sustentabilidade e da concretização das metas definidas na “Agenda 2030”, identificando os impactos nos respetivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)».
O outro galardão premiou a criatividade e imaginação aplicadas no desafio “Mappy Pic”, que consistia em criar a foto mais “cartográfica”, recorrendo a outfits relacionados com esta temática.
Para a Câmara louletana, estes galardões reconhecem o trabalho que tem sido realizado, em termos de divulgação e monitorização de informação geográfica, nomeadamente através da plataforma GeoLoulé.