A Câmara Municipal de Loulé está a realizar um conjunto de iniciativas que visam solucionar um problema de degradação da condição estrutural e das ligações existentes na conduta da Ribeira do Cadoiço, situação que está na origem da ocorrência de "descargas" no local e que se agrava durante o período de maior pluviosidade.
Em comunicado a autarquia diz que após uma inspeção ao troço canalizado da Ribeira do Cadoiço, em outubro de 2019, com o objetivo de efetuar o levantamento de anomalias associadas à degradação da estrutura, o estudo desenvolvido pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil confirmou "a existência de deficiências e identificar algumas ligações indevidas de ramais com caudal residual doméstico, bem como acessos com tamponamento deficiente". De um modo geral, foi verificada que uma parte significativa da estrutura se encontra numa condição deficitária.
Deste modo, o município refere que a equipa técnica do LNEC deixou duas recomendações complementares que passam, num primeiro momento, "pela necessidade de suprir lacunas importantes de informação sobre a infraestrutura existente associada aos sistemas de águas residuais e pluviais, e posteriormente, pela intervenção corretiva das anomalias mais gravosas", acrescenta o comunicado.
No primeiro caso, a autarquia refere que já adjudicou a prestação de serviços para a execução do cadastro das redes de infraestruturas na área que abrange a linha de água que atravessa a cidade de Loulé, permitindo facilitar a georreferenciação das estruturas mais abaladas.
Numa fase posterior, o Departamento de Obras e Gestão de Infraestruturas Municipais irá proceder à devida intervenção no local, cujo projeto já se encontra em fase de elaboração.
Em resposta às preocupações da população, a autarquia sublinha no mesmo documento, que "estão a ser tomadas todas as medidas, através de um trabalho intenso, nem sempre visível, e que envolve vários serviços municipais, para além de entidades externas com destaque para o LNEC, para solucionar este problema, que não é de hoje, mas que se tem acentuado nos últimos anos".
Refira-se que a Ribeira do Cadoiço tem origem numa nascente localizada a norte de Loulé, mais propriamente no Cerro da Cabeça Gorda, atravessando em túnel toda a cidade até à zona sul de Loulé. Na Franqueada, junta-se com a ribeira do Carcavai, e desagua no oceano Atlântico em Vale do Lobo.
Trata-se de um espaço com grande potencial turístico, o Cadoiço tem vindo a ser descoberto por muitos visitantes que encontram sobretudo na sua cascata um espaço diferente, inspirador, em pleno centro urbano. É também para valorizar este património que a Associação Almargem, em parceria com a Câmara de Loulé, viu a candidatura “Cadoiço Vive” ser recentemente aprovada pelo Fundo Ambiental. A renaturalização de ecossistemas e o reforço da flora ripícola e da fauna silvestre são os principais eixos deste projeto, regista a autarquia.