Sociedade

Câmara de Loulé recupera edifício histórico para criar polo musical de referência na região

Foi aprovado em reunião camarária o Estudo Prévio para a recuperação do Solar da Música Nova.

PUB
 
Pretende-se adaptar este edifício a um espaço com três áreas distintas mas que, no seu conjunto, venha a ser um polo musical de referência para a região algarvia, destaca nota da autarquia.
 
Atualmente o edifício localizado no topo da Rua Sacadura Cabral (antiga Rua Ancha), composto por dois pisos e um logradouro, encontra-se devoluto e em avançado estado de degradação. Com esta intervenção a ideia é criar um equipamento direcionado para o ensino da música que integre o Conservatório de Música de Loulé, a sede da Banda Filarmónica “Artistas de Minerva” e um Auditório Municipal.
 
O antigo solar da família Barros e Aragões, que assume a denominação de Música Nova pela ocupação do espaço pela banda de música “Música Nova”, é um edifício do séc. XVIII, de dois pisos, que foi adquirido pelo Município em 2008. 
 
A sua reabilitação passará pela preservação das suas características arquitetónicas. 
 
O Solar da Música Nova é um edifício com uma forte memória histórica junto da comunidade louletana pelo que esta recuperação insere-se na aposta da autarquia de Loulé na preservação do património do concelho.