O acordo entre a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira para a transferência de competências, aprovado na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia no último dia 30/12, permitirá, segundo a Junta, fazer uma gestão ainda mais próxima ao cidadão dos serviços de manutenção dos espaços verdes, limpeza urbana, ocupação do espaço público e publicidade, mobiliário urbano, edifícios escolares e envolventes (pré-escolar e 1º ciclo) além de feiras e mercados.
Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia (JF) de Quarteira classifica a decisão como “um acordo histórico, só comparável à realidade autárquica dos grandes municípios”, afirmou.
A mesma fonte adianta que a transferência dessas competências envolve um montante de 2,5 milhão de euros, com Telmo Pinto a realçar que este acordo resulta de um “entendimento muito forte” entre a autarquia que lidera e a Câmara Municipal de Loulé, nomeadamente através do seu presidente Vítor Aleixo.
“É necessária coragem política para descentralizar poder em prol da população e foi isso que permitiu chegarmos a este acordo histórico” enfatiza Telmo Pinto, para salientar que esta decisão “marca uma viragem inovadora na forma de fazer gestão pública na freguesia de Quarteira, como também no nosso concelho”.
“Os próximos meses vão ser de muitas mudanças e de muito trabalho, mas o mais importante é que neste processo todos nós ganhámos”, refere Telmo Pinto, reconhecendo que “a comunidade quarteirense passa a ser protagonista no momento de decidir”, conclui.