Economia

Câmara de Monchique apoia jovens na aquisição e recuperação de habitação própria

A Câmara Municipal de Monchique, deliberou aprovar e submeter a discussão pública o projecto de regulamento para atribuição de apoio no âmbito da recuperação e aquisição de habitação para jovens e jovens casais.

PUB
 
Será atribuido um subsídio de 5000€ (cinco mil euros) a jovens residentes no concelho e ou a jovens que pretendam se fixar na área do município, nas áreas de intervenção relacionadas com autoconstrução, reconstrução, conservação, beneficiação ou recuperação de habitação própria. 
 
Segundo informa a autarquia, este apoio destina-se a jovens com idade inferior a 35 anos (individual ou a média do casal). Acresce ainda a este valor um vasto leque de isenções de Taxas e Tarifas Municipais, bem como a oferta de projetos e apoio técnico.
 
Uma proposta que surge no âmbito da aposta estratégica do concelho de Monchique, já preconizada em alguns documentos estratégicos como a Agenda 21 de Monchique, onde se prevê a aplicação de medidas de combate à desertificação humana e ao envelhecimento populacional.
 
Uma das razões que esteve na base desta proposta, prende-se com o facto de se verificar a degradação de alguns edifícios nos centros urbanos, refere nota da autarquia.
 
Para Rui André «…com esta aprovação cumpre-se mais um promessa presente no seu programa eleitoral, com especial incidência nos jovens e jovens casais, não só para os residentes mas também para aqueles que o desafio das suas vidas pode passar pela vida na serra e no campo, um verdadeiro movimento de fixação em busca da qualidade de vida e a poucos minutos dos centros urbanos do litoral…»
 
Rui André afirmou ainda que «… Este tipo de iniciativas constitui uma aposta nas políticas vocacionadas para manter e cativar mais jovens que garantam e evitem a desertificação humana que temos vindo a assistir nas últimas décadas.»