A Câmara de Monchique e a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, assinaram hoje, um protocolo no âmbito do projeto do estudo e valorização do Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce.
Com a assinatura deste Protocolo, a autarquia prepara uma nova intervenção arqueológica para o estudo e valorização deste património, que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e inclui a criação, no futuro, de um Centro Interpretativo em Alferce e percursos de visita ao Castelo de Alferce.
Foi também assinado um Protocolo de colaboração geral com a Universidade do Algarve que tem como intuito conhecer, proteger e valorizar o património cultural existente em Monchique, que consiste no desenvolvimento de atividades de cooperação que reforcem os interesses mútuos das duas Instituições, nomeadamente na área da cultura e da investigação, promoção e valorização do património arqueológico e monumental do concelho.
Rui André, edil de Monchique afirmou que "para além de proporcionar uma melhor gestão do património cultural concelhio, estas parcerias permitirão a valorização de um emblemático sítio arqueológico – que contribuirá para uma maior atração turística ao território e constituirá mais um elemento diferenciador do concelho".
A cerimónia de assinatura decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Monchique e contou com a presença do Presidente do Município de Monchique, Rui André, do Reitor da Universidade do Algarve, António Branco, e da Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, Mirian Tavares, bem como do Prof. João Pedro Bernardes.