A Câmara Municipal de Monchique deliberou atribuir até 50 Bolsas de Estudo, com um valor de cerca de 2 500 euros cada a alunos do concelho que se encontram a frequentar o Ensino Superior no Ano Letivo 2014/2015.
A autarquia informa que esta deliberação representa um investimento de 125 mil euros, e regista um aumento de mais dez Bolsas de Estudo a atribuir, comparado com o ano transato e mais trinta do que no ano 2009, ano em que o presente atual executivo iniciou funções.
Para Rui André, Presidente da Câmara de Monchique, «esta tem sido uma estratégia e investimento constante num grupo etário que urge preservar e apoiar».
O Presidente da autarquia, espera que este apoio, «seja entendido pelos jovens como um investimento na sua formação pessoal e académica, esperando que uma vez concretizado o seu ciclo de estudos, o futuro profissional dos mesmos possa passar pelo concelho de Monchique».
Em concreto, estas bolsas são atribuídas a alunos residentes no concelho de Monchique, que se candidataram ao abrigo do regulamento existente e que não dispõem de meios suficientes para suportarem os encargos correspondentes à frequência do ensino superior.
Neste sentido foi tornada pública a intenção por parte do presidente da Câmara de promover uma revisão do Regulamento em prática sobre a atribuição de bolsas, "tornando-o ainda mais eficaz e dando mais responsabilidade aos alunos, nomeadamente a existência de trabalhos de final de curso sobre assuntos de Monchique e a realização de estágios curriculares no Concelho".
Poderá ainda existir uma diferenciação nas Bolsas, dependendo dos cursos de escolha, cuja majoração represente maior retorno futuro ao concelho, principalmente em áreas como o Turismo, ou a setores económicos diferenciadores, como a Agricultura, Ambiente, Florestas, Produção Animal ou Agro-Alimentares, "numa necessária e sustentável materialização do sucesso dos jovens, do seu futuro, mas sobretudo na aplicação das suas qualificações em favor do desenvolvimento local".