Sociedade

Câmara de Monchique entregou veículo de combate a incêndios e equipamentos individuais aos Bombeiros Voluntários de Monchique

A Câmara Municipal de Monchique, por ocasião do 81º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Monchique (BVM), entregou um conjunto de equipamentos individuais e uma nova viatura a esta corporação.

PUB
 
Na cerimónia pública que decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Monchique, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui André, estiveram várias personalidades locais e regionais que assinalaram o momento importante para aquela corporação.
 
A oferta de um novo Veículo de Combate a Incêndios Florestais (VFCI) e 47 conjuntos de equipamento para uso dos bombeiros da corporação, vem colmatar algumas dificuldades sentidas e desta forma aumentar os níveis de prontidão e segurança dos bombeiros.
 
Esta aquisição foi efetuada no âmbito da candidatura para o “Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve”, apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) ao PO Algarve 21, Eixo II, medida Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos. 
 
Esta nova viatura e os equipamentos individuais juntam-se ao veículo de Comando Operacional Tático (VCOT), equipamentos de comunicações, assim como vários equipamentos para a base de apoio distrital, entretanto já entregues. 
 
Na cerimónia, foi ainda homenageado o antigo Comandante João Carvalho com a medalha de mérito e honra pelos serviços prestados, atribuída pela Comissão Nacional de Proteção Civil. 
 
O Presidente da Câmara de Monchique, Rui André, assinalou o momento com uma intervenção onde destacou o importante papel dos Bombeiros e dos voluntários:“ em diversas ocasiões, tenho sublinhado a importância do voluntariado na sociedade portuguesa, mas particularmente a importância que o mesmo tem em concelhos como o nosso. (…) É por isso justo reconhecer na ação voluntária organizada um fator de inovação social e por essa mesma razão devemos orgulhar-nos de ter na nossa terra tantas associações e com tão relevante papel na consolidação do nosso desenvolvimento e afirmação de uma sociedade mais justa e solidária.
 
Sem menosprezo de todos os outros, sinto com especial afeto um carinho por todos aqueles que se dedicam ao voluntariado orientado para a solidariedade social".
 
Para Rui André, “os Bombeiros Voluntários de Monchique são o verdadeiro braço armado da Proteção Civil Municipal. Em todos os momentos que a minha condição de presidente da Câmara proporcionou ao longo dos últimos anos, encontrei sempre homens e mulheres empenhados, disponíveis, prontos na ação e operacionais na resposta. 
 
A relação de confiança que sempre existiu entre a Câmara Municipal e os Bombeiros de Monchique são um garante de um necessário e importante trabalho em conjunto, quer no dia-a-dia, quer nas situações mais extremas e que habitualmente nos põem à prova.”
 
O autarca, referiu ainda que, "mesmo num contexto difícil e desfavorável como tem sido a minha ação à frente do Executivo, coloquei sempre os Bombeiros em primeiro lugar e mesmo assim, reduzindo a dívida pública em mais de 75%, foi reforçado o apoio em mais de 20% aos bombeiros, somando-se cerca de 1,5 milhões euros nos últimos quatro anos, num verdadeiro investimento e obra em favor das populações e da defesa dos seus bens”.