Economia

Câmara de Olhão aprovou orçamento para 2016 no valor de 22,4 milhões de euros

Na reunião de Câmara do passado dia 29 de outubro, foram aprovadas por maioria as propostas de Orçamento e as Grande Opções do Plano para o ano de 2016, apresentadas pelo presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina.

PUB
 
Os documentos terão agora de ser aprovados, neste mês de novembro, em Assembleia Municipal.
 
Em 2016, a Câmara Municipal de Olhão terá um orçamento de 22,4 milhões de euros para gerir. O executivo liderado por António Miguel Pina garante que as receitas serão consumidas “nas áreas definidas como prioritárias”, nomeadamente Educação, Desporto, Juventude e Cultura e Ação Social.
 
Exemplos de algumas das obras a efetuar ou projetos com início este ano, são o skate park, as obras de requalificação do túnel, a instalação de ar condicionado na Escola de Moncarapacho, a requalificação do espaço público na Quinta das Âncoras e do Circuito de Manutenção dos Pinheiros de Marim, a aquisição de dois autocarros, a repavimentação de estradas e a renovação do relvado sintético do Estádio Municipal. Estes três últimos serão projetos desenvolvidos através de empréstimo afetuado pela autarquia.
 
Mas existem mais projetos, neste momento em elaboração, como é o caso da requalificação dos polidesportivos da Cavalinha e Associação 18 de Maio, da Av. D. João VI, dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, canil/gatil, campo de atletismo de Pechão e escolas EB1 e JI de Quelfes e Pechão.
 
Caso se verifique um aumento das receitas, (com maior eficácia na fiscalização e cobrança de taxas, licenças e impostos, a venda de imobiliário e da concessão de espaços em domínio público, ou mediante um pedido de empréstimo de médio/longo prazo, serão levados a cabo outros investimentos.
 
O autarca olhanense enumerou alguns como dar continuidade ao programa de repavimentação nas freguesias de Moncarapacho/Fuseta e Pechão; renovação dos parques infantis; requalificação dos espaços públicos na Urbanização João d’Ourém; continuação da Rua Antero Nobre, criação de circuitos pedestres, BTT e outros; novo programa de apoio ao arrendamento; programa de intervenção nos bairros e requalificação do espaço público; construção de um novo campo de futebol de 11 em relva sintética; criação de um centro de criação artística e de um museu interativo sobre Olhão, o mar e a ria ou passadiços pedonais paralelos às pontes de Pechão e Fuseta, entre outros.