A Câmara Municipal de Portimão espera lançar em breve um novo concurso para a requalificação paisagística do Parque da Juventude e construção do Parque Radical de Portimão.
Conforme explica o Município num comunicado, esta será a segunda vez que o procedimento público será lançado depois de em 2020 não ter sido possível adjudicar a empreitada, uma vez que as empresas que apresentaram propostas fizeram-no a um preço superior ao valor base do concurso, na altura orçamentado em 1 295 000.00 euros. (um milhão e duzentos e noventa e cinco mil euros), ficando desta forma o procedimento deserto.
A autarquia de Portimão diz atualizado o caderno de encargos destas duas intervenções, procedendo a uma atualização de preços na ordem de mais 50% em relação a 2020, face às últimas circunstâncias que afetam a economia europeia.
A autarquia assume que a requalificação paisagística do Parque da Juventude é uma obra extremamente relevante para o concelho, por incidir na área do principal parque verde de lazer e recreio da cidade "que se encontra substancialmente degradado e desadequado às necessidades atuais".
Por outro lado, a autarquia pretende através da construção do Parque Radical de Portimão, dotar a cidade de uma infraestrutura desportiva atualmente inexistente, "há muito aguardada pela expressiva comunidade de praticantes das modalidades envolvidas".
Na última reunião de câmara, foi aprovado o novo concurso público, com um valor base 1 950 000 (um milhão e novecentos e cinquenta mil euros). Um deliberação que teve os votos contra dos vereadores do PSD de Portimão.