O Relatório de Prestação de Contas de 2017 foi aprovado: por maioria.
O Relatório de Prestação de Contas de 2017 do Município de São Brás de Alportel aprovado no passado dia 27 de abril em sessão ordinária da Assembleia Municipal, apresentou uma execução orçamental, transitando para 2018, um saldo positivo de 1.821.454,56 euros, "montante superior aos anos anteriores", destaca a edilidade em nota de imprensa.
Em 2017, o Município de São Brás de Alportel contou com um orçamento de 13.789.370,08€ que permitiu investimentos estruturantes em diversas áreas como: a educação a concretização de um projeto global de colocação de ecopontos enterrados, ampliação de oleões e aquisição de diversos equipamentos para o reforço da limpeza urbana ou obras de ampliação e conservação das redes de saneamento e abastecimento de água em vários pontos do concelho.
Na área prioritária da Proteção Civil, em 2017, a autarquia diz que concretizou importantes investimentos, entre os quais a aquisição de uma viatura para a Equipa de Sapadores Florestais, e de um conjunto de equipamentos para o Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como a 1.ª fase da implementação do Campo de Treinos para Bombeiros, e o programa de ação de prevenção de incêndios que integrou a renovação do protocolo com o Exército Português, a realização de diversos trabalhos na área da silvicultura preventiva e na melhoria de acessos.
O ano de 2017 foi também o ano de concretização de uma nova fase do Parque Desportivo e de Lazer que conta agora com o Complexo de Campos de Petanca, da instalação da réplica artística do hidroavião “Santa Cruz”, e de importantes investimentos ao nível da renovação urbana, de que é exemplo o Parque das Amendoeiras e a Requalificação do Largo de S. Sebastião, 1.ª fase de um projeto que tem continuidade, com a requalificação da Rua Gago Coutinho, neste momento em curso e posteriormente com a Requalificação da Av. da Liberdade, integrado no Plano de Ação de Regeneração Urbana.
A aposta na valorização do centro histórico, contou ainda em 2017, com investimentos noutros projetos estruturantes como a criação do Espaço Memória, que será inaugurado no próximo dia 1 de junho.
O Relatório de Prestação de Contas de 2017 foi supervisionado pela empresa de auditoria externa Amável Calhau, Ribeiro da Cunha & Associados, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, que sobre o mesmo emitiu certificação legal de contas “sem reservas e sem ênfases”, o que atesta que a Câmara Municipal de São Brás de Alportel continua prosseguir o seu trabalho em prol da comunidade e do concelho com uma gestão exemplar no que diz respeito ao equilíbrio orçamental e à execução do seu orçamento.
Segundo o edil são-brasense Vitor Guerreiro, estes resultados revelam "trabalho de muito rigor e exigência partilhado pelo executivo, técnicos e toda a equipa municipal, que não se poupa a esforços para rentabilizar oportunidades e multiplicar recursos”.
O Relatório de Prestação de Contas de 2017 foi aprovado: por maioria, com a abstenção do vereador Bruno Costa, eleito pela coligação “São Brás Primeiro”, na reunião de câmara realizada a 3 de abril; e igualmente por maioria, em sede de Assembleia Municipal em reunião ordinária realizada a 27 de abril, com votos a favor da bancada do PS, abstenção das bancadas do PSD e da CDU e com o voto contra do elemento do CDS.