Sociedade

Câmara de Vila do Bispo apoia projeto de investigação para localizar veleiro italiano afundado no decorrer da 1.ª Guerra Mundial

Até 7 de setembro decorre uma campanha de investigação ao largo de Sagres para localizar o veleiro italiano afundado pelo submarino alemão U-35 no decorrer da 1.ª Guerra Mundial, a 24 de abril de 1917.

PUB
 
A iniciativa será levada a cabo por parte de uma equipa do Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa (CINAV), liderada pelo comandante Augusto Salgado e o historiador Jorge Russo, ação que será apoiada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.
 
Para celebrar esta intervenção que irá procurar colocar a zona costeira do concelho nos mapas da 1.ª Guerra Mundial a nível planetário, será assinado um protocolo entre o município de Vila do Bispo e a Escola Naval (Marinha Portuguesa), no próximo dia 3 de setembro, pelas 15h00, no salão nobre da Câmara Municipal, onde define os termos do apoio concedido pela autarquia, no valor de 15 mil euros.
 
Depois deste ato terá lugar uma palestra por parte dos dois investigadores sobre este projeto de arqueologia naval ao largo de Sagres.
 
A autarquia refere ainda a este propósito, todo o apoio que algumas unidades hoteleiras e restaurantes de Sagres estão a dar aos elementos da equipa de mergulhadores.
 
Finalmente é destacado que investigação mereceu a atenção da prestigiada revista “National Geographic” no seu número de agosto. Para mais informações: poderá consultar aqui.