Sociedade

Câmara de Vila do Bispo entre as melhores a comunicar com os munícipes

No âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas, a Câmara Municipal de Vila do Bispo conquistou o 2º lugar no ranking relativo a “Participação Pública”, no universo dos 308 municípios.

PUB
 
O evento da apresentação dos resultados e a entrega dos respetivos trofeus decorreu ontem, no Auditório da Microsoft, em Lisboa, onde o município de Vila do Bispo se fez representar pelo seu presidente, Adelino Soares. 
 
Estes dados são o resultado de um estudo elaborado pelo (Gávea) - Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho e tem como objetivo de avaliar a presença na Internet das câmaras municipais portuguesas e assim retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e do nível da sua relação eletrónica com os munícipes. 
 
Para o estudo agora divulgado foram analisados, durante o ano de 2014, os sítios Web em função de quatro grandes critérios, nomeadamente:, conteúdos: tipo e atualização; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização dos sítios Web; serviços Online; e, por último, participação.
 
O critério apresentado “Participação”, onde Vila do Bispo foi classificada em 2º lugar, é o que se dedica aos mecanismos de participação que as Câmaras Municipais disponibilizam ao cidadão através da Internet.
 
Este critério é analisado com base na avaliação efetuada de seis indicadores: “Canais de contacto direto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões”, “Espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião”, “Presença nas redes sociais”, “Contexto específico de participação - Participação de ocorrências”; “Contexto específico de participação - Orçamento participativo” e “Contexto específico de participação – Processo de revisão do PDM”.
 
Para Adelino Soares “Este resultado é um motivo de orgulho para o município e mostra que Vila do Bispo está no caminho certo na forma como comunica com a população através da Internet”.
 
O relatório final deste estudo está disponível em: http://gavea.dsi.uminho.pt
 
Algarve Primeiro