Sociedade

Câmara Municipal de Lagoa entregou Veículo de Apoio Logístico Especial aos Bombeiros

Dando cumprimento ao Protocolo de cooperação e concessão financeira que a Câmara Municipal firmou com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, para o ano de 2015, no valor total de 247.500 euros, o Presidente Francisco Martins e a Vereadora Anabela Simão fizeram a entrega, no passado dia 16 de julho no quartel dos Bombeiros, de um Veículo de Apoio Logístico Especial, na presença do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, Joaquim Lima e do Comandante do Corpo de Bombeiros, Vitor Rio.

PUB
 
A Câmara Municipal comparticipou com 20 mil euros na compra deste veículo, estando prevista a entrega de uma ambulância, ainda este ano, com a comparticipação camarária de 30 mil euros, depois de, em 2014, ter participado na aquisição de uma viatura de ataque a incêndios, no valor de 212.371 euros.
 
Os valores de comparticipação da viatura agora entregue e da ambulância constam de contrato programa que, em 2014, cabimentou para a Proteção Civil 67.500 euros e Bombeiros 204 mil e que, em 2015 e até ao momento, já transferiu 158.900 euros para os dois organismos.
 
O Veículo de Apoio Logístico Especial, agora entregue aos Bombeiros de Lagoa, é uma viatura versátil que se destina a apoiar o combate a incêndios, quer em espaços naturais quer em espaços estruturais, nas valências de urbano e industrial.
 
Com a denominação operacional de VALE02 detém a capacidade de transporte de 17.000 litros de água, 100 litros de espumífero utilizado em incêndios urbanos e industriais e 25 Iitros de aditivo "Adblue " para apoio a outros veículos pesados.
 
Está preparado para colmatar necessidades de combustíveis dos equipamentos usados no combate aos incêndios, transportando 25 litros de gasóleo, 25 litros de gasolina e 25 litros de "mistura".
 
Possui também uma reserva de 10 Aparelhos Respiratórios Isolantes de Circuito Aberto vulgarmente conhecidos por ARICAS, para proteção em atmosferas contaminadas.