A Câmara Municipal de Lagos efetuou hoje um simulacro de sismo e tsunami.
O exercício foi realizado, pelas 11 horas, no Edifício Paços do Concelho séc. XXI e teve como objetivo testar os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo, designadamente as medidas de autoproteção, de intervenção e de evacuação previstas no plano de emergência em caso de ocorrência de sismo, seguido de tsunami.
Para o efeito os trabalhadores e os munícipes que se encontravam à hora determinada no edifício foram instruídos no sentido de, primeiro, procurarem abrigo em local seguro dentro das instalações, tendo de seguida sido evacuados para os locais de concentração no exterior, comportamento a adotar em caso de ocorrência de réplicas.
Como neste simulacro estava prevista a ocorrência de um Tsunami, os participantes foram depois encaminhados novamente para o interior do edifício, mais concretamente para o terceiro piso, considerado local seguro em caso de invasão da área pelo mar.
A autarquia de Lagos, destaca que a cidade situa-se numa zona de fraca atividade sísmica, mas onde podem ocorrer sismos de grande intensidade, pelo que o Município se tem empenhado em informar e envolver a população na prevenção do risco sísmico.
É nesse âmbito que se integra o projeto Inspired (que envolve, para além de Lagos, o município de Cascais e cidades marroquinas), o projeto “Crescer em Segurança” (direcionado aos alunos do 1.º ciclo) e outras ações de informação e sensibilização que têm sido realizadas em diversas ocasiões e para diferentes públicos-alvo.