Através da contratualização dos seus serviços por parte da CM Loulé, a agência digital Inesting implementou um sistema de votação gratuito para os participantes via SMS, por ocasião do primeiro Orçamento Participativo que se realiza no município.
O objetivo é facilitar e incentivar a participação da população de Loulé na escolha dos seus projetos favoritos.
Em vigor desde o início de setembro, o referido sistema tem como objetivo facilitar e incentivar a participação da população de Loulé na escolha dos seus projetos favoritos, de entre os 33 apresentados (três por freguesia) e que se encontram a votos até ao final deste mês.
Para votar via SMS, os munícipes apenas têm de enviar uma mensagem escrita para o número gratuito 4400, com a indicação do código do seu projeto favorito, sendo que a cada número de telemóvel apenas corresponderá um único voto válido.
Só nos primeiros dias de votação, entre 01 e 10 de setembro, foram registadas mais de 4.000 participações.
Francesco Berrettini, Administrador da Inesting, explica que “a ideia da votação SMS para o Orçamento Participativo foi um desafio que abraçámos com entusiasmo. A plataforma Direct100 é muito flexível. Com ela, implementamos projetos complexos em curtos espaços de tempo. Este projeto que muito nos orgulha é um exemplo”.
O Orçamento Participativo 2014 é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, que, pela primeira vez na sua história, decidiu investir meio milhão de euros em projetos selecionados pela população. Os projetos vencedores, que deverão ser conhecidos em já outubro, vão ser executados durante o próximo ano, a partir de janeiro, em todas as freguesias do concelho.
Entre as 33 propostas a votação, encontram-se propostas variadas que incluem: criação de parques infantis, de lazer, merendas e geriátricos; criação de novos espaços verdes e equipamentos públicos; requalificação de equipamentos culturais, históricos, associativos e educativos; implementação de coberturas em espaços de utilização coletiva; recuperação de açudes, levadas e caminhos pedonais; requalificação de estradas municipais, entre outros.