Com o objetivo de prevenir e controlar o desenvolvimento da “Lagarta do Pinheiro ou Processionária”, nos pinheiros existentes em escolas e espaços públicos do município, a Câmara Municipal de Portimão efetuou, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha de prevenção à formação de ninhos com uma moderna técnica de combate a lagarta do pinheiro "processionária".
Tendo em conta que a Lagarta do Pinheiro pode afetar a saúde pública, a Câmara Municipal de Portimão realiza anualmente uma campanha de combate a essa praga, que consiste numa injeção de um inseticida em todos os pinheiros localizados nas Escolas de Portimão (Quatro Estradas, Vendas, Coca Maravilhas, Chão das Donas, Major David Neto, Jardim de Infância Portimão Nº 4 do Fojo e Centro Escolar do Pontal), pretendendo, contribuir para o controlo da Processionária-do-Pinheiro.
A autarquia lembra que de forma a minimizar os efeitos produzidos após o contacto com a lagarta, e em caso de aparecimento de sintomas de alergia, deverá ser consultado de imediato o posto médico mais próximo; evitar passar ou levar a passear os animais de estimação em locais de pinhal durante os meses de fevereiro a maio.
O contacto dos cães com esta praga, “Lagarta do Pinheiro”, produz um efeito tóxico, que provoca de imediato um grande inchaço, acompanhado de dificuldade respiratória. O cão que apresente estes sintomas deve ser levado e observado pelo médico veterinário.