Sociedade

Câmara Municipal de Silves quer "vincar" concelho ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

As ações são promovidas pela Câmara Municipal de Silves e têm por base a temática “conhecer, explorar e partilhar”, lançada pela Direção Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal.

PUB
 
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será assinalado em Silves, de 13 a 19 de abril, através da promoção de um programa comemorativo onde estão contempladas, entre outras atividades, visitas guiadas, atividades lúdicas e de expressão plástica, uma palestra, um concerto de música clássica e o Encontro Nacional dos Urban Sketchers Portugal. 
 
O primeiro dia de comemorações, 13 de abril, abre com a “Viagem ao mundo dos monumentos” - visitas guiadas aos monumentos da cidade de Silves: Pelourinho, Portas da Cidade, Museu Municipal de Arqueologia de Silves, Castelo de Silves, Sé Catedral, Ponte Velha.
 
A ação é dirigida aos alunos do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, 2.º e 3.º ciclos e secundário dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e repete-se nos dias 15 e 16 de abril.
 
O dia 17 de abril será Dia Aberto às escolas no Museu Municipal de Arqueologia de Silves e começará com a atividade lúdica e de expressão plástica “Explorar, conhecer e criar”, entre as 10h00 e as 12h00. Dirigida a crianças a partir dos 5 anos de idade, a ação consiste numa visita de exploração do poço cisterna e da muralha da Almedina seguida de atividade de expressão plástica de recriação destes monumentos em diversos materiais (papel, barro, cartão).
 
Da parte da tarde, entre as 14h00 e as 15h00, as IPSS, escolas e ATL poderão participar na atividade lúdica e educativa “Era uma vez …no tempo do poço” hora do conto partilhado, onde será dado a conhecer o quotidiano dos habitantes da Xelb muçulmana e, simultaneamente, visitar e conhecer os locais mencionados na história.
 
“Entre Colunas Torsas” é o nome da iniciativa que abrirá o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, com uma visita à Igreja Matriz de SB Messines, pelo investigador Aurélio Cabrita, autor do mais recente livro sobre este monumento exemplar do Barroco Algarvio. A visita tem início às 10h00 e é dirigida ao público em geral. 
 
Nesta manhã, haverá, também, visitas acompanhadas ao poço cisterna Almóada, um dos cinco monumentos nacionais da cidade de Silves, pelas 10h00, 11h30, 14h00, 15h30 e 16h30. 
 
João Vasco Reys irá apresentar através da palestra “O tempo das azenhas – azenhas e moinhos do rio Arade” um estudo da sua autoria sobre esta temática, onde dará a conhecer os moinhos de água que laboraram ao longo de décadas no referido rio. A iniciativa tem início pelas 16h00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, e dirige-se ao público em geral.
 
À noite, pelas 21h00, será hora para um concerto de música clássica pela Orquestra Clássica do Sul, onde serão interpretadas obras de Beethoven, Wagner e Haydn, na Sé de Silves.
 
A programação fecha com o Encontro Nacional dos Urban Sketchers Portugal, nos dias 18 e 19 de abril. Dia 18 de abril será dedicado ao desenho de espaços históricos e monumentos da cidade de Silves, entre as 10h00 e as 18h00, e à noite, pelas 21h00, tem lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, uma mesa redonda com o mote “Diário gráfico e desenho do quotidiano”. No dia seguinte, entre as 10h00 e as 13h00, terá lugar o desenho de espaços históricos e monumentos em SB Messines. De referir que os Urban Sketchers são um coletivo de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam. Encontram-se para desenhar de vez em quando e respeitam o manifesto.
 
A entrada é livre.