Depois da implementação do site e portal autárquico e dos serviços online, esta medida visa dar seguimento à modernização dos serviços, lançada pelo executivo liderado por Adelino Soares.
Com o intuito de melhorar a ligação dos munícipes aos serviços municipais, a autarquia informou que foi implementado um sistema de atendimento telefónico automático, que permite ao cidadão uma ligação mais direta aos serviços que pretende contactar, "tornando o processo de chamada mais cómodo, permitindo ainda melhorar a qualidade de atendimento e resposta da Câmara Municipal aos cidadãos sem qualquer acréscimo no custo das chamadas para os mesmos".
A autarquia esclarece que o atendimento telefónico automático permite que o cidadão entre em contacto com a Câmara Municipal, mesmo que as linhas estejam ocupadas. Possibilitando uma triagem mais eficiente, uma vez que a gravação de mensagens informa os serviços a contactar.
Contudo, este serviço não impede que os utentes sejam atendidos por um colaborador, para tal, deverá seguir as instruções transmitidas pelo atendedor automático, tendo para o efeito que premir a tecla 9.
O atendimento automático dispõe ainda de mensagens que informa quando os serviços estão encerrados, quando é feriado ou tolerância de ponto. Outra situação prevista é no caso de emergência (proteção civil), se os serviços estiveram encerrados, as pessoas deverão marcar 1 para contactar os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.