A Câmara Municipal de Lagos doou à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagos um Veículo Florestal de Combate a Incêndios.
A receção deste novo veículo vem no âmbito do reequipamento estratégico da Proteção Civil do Algarve, que o Município de Lagos faz parte, no âmbito da candidatura para o “Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve” apresentada pela AMAL ao PO Algarve 21 – Eixo II, Proteção e Qualificação Ambiental, medida Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos - Ações Materiais.
Refira-se que o Protocolo foi assinado em 2010 entre o Governo Civil do Distrito de faro, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, os Municípios da região e Associaçãoes Humanitárias de Bombeiros, com vista a um investimento concertado em equipamentos de protecção civil.
A receção desta nova viatura, aconteceu no passado dia 28 de janeiro, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagos.
Na ocasião estiveram presentes, para além de todo o Corpo de Bombeiros e familiares, o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagos, Paulo Morgado, o 2º Comandante do CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) de Faro, Abel Gomes, o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Lagos, Paulo Jorge Reis, e alguns membros do executivo municipal e juntas de freguesia, representados pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos.
Todos transmitiram publicamente a opinião de que o investimento feito por parte da autarquia (148.559, 40€) era “importantíssimo para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Lagos”, uma vez que “representa um indiscutível aumento de eficácia na capacidade de resposta ao que for necessário nesta área”.
O Presidente da Associação Humanitária dos BVL aproveitou para sublinhar que este novo veículo viria substituir um outro “que está ao serviço há 32 anos e que já não apresenta todas as condições adequadas ao fim a que se presta”.
Antes da tradicional bênção da viatura, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos também deixou umas breves palavras para “agradecer todo o empenho e dedicação de todo o corpo de bombeiros” e ressalvar que “a receção desta nova viatura vai contribuir para fortalecer a componente da segurança a todos os níveis, especialmente porque somos uma região turística e temos o dever de ser um município preparado para todos os grandes desafios nesta área”.
Depois da assinatura do contrato de doação, Maria Joaquina Matos entregou as chaves da viatura ao Presidente da Associação e ao Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Lagos.
De salientar que a esta cerimónia foi associada a promoção de dois bombeiros desta corporação à categoria de “1ª”.