Sociedade

"Cada gota conta" é o mote da Almargem para criar um novo hábito de poupança de água

A Associação Almargem arrancou hoje com uma campanha de sensibilização para a poupança, gestão e reutilização de água.

PUB
 
Em tom crítico, a associação diz em comunicado "que todos nós, com especial destaque para o Algarve, usamos e abusamos diariamente da água como se de um recurso inesgotável se tratasse".
 
No seguimento das previsões e cenários apontados por cientistas, e várias medidas já apresentadas para a adaptação a novos cenários e redução das necessidades hídricas, a Almargem considera que não faz sentido arranjar soluções para as necessidades hídricas atuais sem haver uma reflexão "séria" sobre as alterações a fazer no quotidiano das pessoas com vista à poupança de água.
 
A campanha agora lançada pretende desafiar a sociedade civil a aderir a propostas para poupar água, no setor doméstico e ao longo de todo o ano, incutindo um novo hábito de poupança.
 
Será apresentada mensalmente uma edição especial de newsletter dedicada a esta temática, incluindo um artigo de opinião escrito por autores convidados, especialistas em várias áreas, e propostos desafios na página de Facebook da Almargem com o mote #AÚltimaGota_Algarve.
 
A Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, recorda que as alterações climáticas vieram para ficar e estão na ordem do dia, "com o Algarve a encontrar-se exposto a um conjunto de vulnerabilidades climáticas, que serão potencialmente agravadas neste contexto".
 
Diminuição da precipitação média anual, aumento da temperatura média anual, subida do nível médio da água do mar, resultando em galgamentos oceânicos e aumento de fenómenos extremos, são exemplos a que Almargem salienta, à luz das recentes projeções que apontam para o agravamento das tendências já observadas atualmente em Portugal e no Algarve em particular.