João Sabóia e Luísa Martins são os autores do “Caderno do Arquivo nº 18”, que será lançado, este sábado, 17 de dezembro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.
Em nota divulgada, a autarquia de Loulé explica que, o “Caderno do Arquivo nº 18” apresenta as visitações que o bispo D. Francisco Gomes de Avelar realizou às igrejas e capelas do concelho de Loulé, no período entre 1790 e 1816.
"Resultantes dos procedimentos normativos das funções bispais, estas visitas foram registadas pelo cartório paroquial, resultando daí dois livros que se encontram no arquivo das paróquias de S. Clemente e S. Sebastião, no Centro Paroquial de Loulé. Estes documentos foram agora transcritos para este caderno por João Sabóia e Luísa Martins, acompanhados de um estudo introdutório", adianta a mesma fonte. O prefácio coube ao pároco de Loulé e Querença, Carlos Aquino.
João Manuel Martins Sabóia é licenciado em História e especializado em Ciências Documentais (Arquivo), pela Universidade de Lisboa. Foi Chefe de Divisão do Património Histórico (1990-1994) e de Bibliotecas e Arquivo Municipal, em Loulé (2006-2008) e diretor do Arquivo Distrital de Faro (1994-2004, 2008-2013). Apresentou comunicações em seminários e congressos nacionais e internacionais e tem diversa obra publicada em Portugal e no estrangeiro.
Luísa Martins é doutorada, investigadora no Cidehus da Universidade de Évora, investigadora colaboradora no projeto Diaita da Universidade de Coimbra e neste momento está a fazer o pós-doutoramento. Atualmente trabalha no Arquivo Municipal de Lisboa, em regime de mobilidade. Apresenta conferências em colóquios internacionais e nacionais e tem obras e artigos publicados.