Saúde

Café Memória Portimão vai ser ponto de encontro para pessoas com demência e familiares

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
O Município de Portimão, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinaram um protocolo de colaboração relativo ao projeto Café Memória, para a operacionalização na cidade de um local de encontro, destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores.

Em comunicado, o município avança que, o Café Memória Portimão vai arrancar em setembro, naquele que é o “Mês da Pessoa com Demência”, e irá possibilitar a partilha de experiências e suporte mútuo, «proporcionando um ambiente acolhedor, reservado e seguro», no qual é facilitada a interação e oferecido apoio emocional, informação útil e promovida a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social.
 
A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar para a problemática das demências, tendo começado como projeto-piloto em abril de 2013 e alargando o seu alcance a várias regiões do país durante a última década.
 
Sobre as três entidades subscritoras do protocolo, a Sonae Sierra associa-se ao Café Memória Portimão no âmbito do desenvolvimento de atividades de âmbito social, enquanto a Alzheimer Portugal é a instituição referência no país no que toca à promoção dos direitos e prestação de cuidados e apoios especializados às pessoas com demência, ao passo que o município de Portimão reforça com este projeto as suas competências de promoção da saúde e prevenção da doença.
 
Para esse efeito, a autarquia vai apoiar a Alzheimer Portugal com o valor anual de 3.500 euros, correspondente à criação na cidade do Café Memória, que funcionará uma vez por mês, numa sala do Museu de Portimão. Com esta intervenção, a autarquia pretende promover a assistência, reabilitação e reinserção social, nomeadamente nas valências de psiquiatria e saúde mental, indo também ao encontro de respostas em geriatria.
 
O Núcleo do Algarve da Associação Alzheimer Portugal tem sede em Portimão e disponibiliza dois gabinetes de apoio da demência, um em Portimão e outro em Lagoa, tendo registado desde setembro passado 394 atendimentos telefónicos, presenciais e por e-mail, além de 104 acompanhamentos de caso.
 
Refere ainda a autarquia que, em outubro de 2022 Portimão vai receber a segunda edição do Grupo Psicoeducativo para Cuidadores Informais, parte do projeto SER na Demência, durante a qual serão desenvolvidas atividades formativas e de sensibilização, destinadas a cuidadores formais, informais e técnicos de instituições.
 
Para os interessados em apoiar esta causa, as doações deverão ser feitas ao Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal e as quotas de associados residentes na região serão revertidas para iniciativas locais, fornecendo recursos para as pessoas com demência.
 
Os beneméritos poderão fazer um donativo pontual ou regular para PT50 0035 2166 00021503230 97, sendo os benefícios fiscais (para empresas, até 140%) aplicados na sua declaração de imposto, mediante as respetivas circunstâncias fiscais.
 
Entre outras modalidades, existe a possibilidade de se tornar associado particular (25 euros/ano) ou empresarial (150euros/ano), ou consignar 0.5 por cento do seu IRS já pago para a Alzheimer Portugal na declaração de impostos, indicando o NIF 502 069.