Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Cãibras

Imprimir Partilhar por email
08-08-2013 - 17:02
As cãibras são um problema recorrente e, para muitos especialistas, representam um desequilíbrio de nutrientes no organismo.
 
A cãibra caracteriza-se por uma dor intensa, que parece uma fisgada, surge de forma inesperada e em qualquer situação.
 
Existe uma contração dolorosa e involuntária dos músculos, pelo que, a cãibra é um problema comum que apesar de não sinalizar nenhuma doença grave, funciona como um termómetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes no nosso organismo. 
Para prevenir o incómodo, devem usar-se medidas simples como alongamentos e uma dieta equilibrada, no entanto, podem conhecer-se mais sinais associados ás cãibras.
 
Descrição: 
 
A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, o nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio, nessa região. 
 
A sua incidência é comum durante ou após a prática de exercícios físicos, após muitas horas em pé e também na sexualidade devido ao esforço muscular envolvido.
 
A Cãibra não é uma doença, mas sim um problema que, não sendo grave, provoca desconforto, dor e uma forte contração local.
 
Embora possa acontecer noutras partes do corpo, a cãibra atinge mais os dedos e toda a superfície dos pés e  panturrilha em função do desgaste maior que estas áreas sofrem. 
 
A explicação deve-se ao facto de se tratar de áreas onde ocorrem mais movimentos e, consequentemente, uma maior perda de nutrientes.
 
Tratamento:
 
O melhor tratamento para a cãibra é alongar a área no momento  da contração, sendo o mesmo procedimento antes de iniciar um exercício físico.
Esta prática estimula a circulação no local e promove a irrigação das veias e a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor. 
 
Alongar os dedos facilita a descontração dos músculos envolvidos na cãibra, bem como permite a entrada dos nutrientes nas áreas que estão em déficit.
 
É de realçar que, quando as cãibras se tornam frequentes e contínuas, é melhor procurar a orientação de  um ortopedista e de um fisiologista, pois, o problema pode estar relacionado com erros de postura ou articulação.
 
Cuidados que ajudam a evitar a dor:
 
A cãibra está directamente ligada aos nossos hábitos de vida e é por isso que medidas simples conseguem diminuir a frequência do problema.
 
Uma alimentação equilibrada combinada com a prática regular de exercício físico são perfeitos aliados para diminuir o problema.
 
- Usar calçado adequado e confortável para práticas desportivas ou para quem permanece muito tempo em pé;
 
-Manter uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais necessários para a saúde;
 
- Beber muita água; 
 
-Fazer alongamentos e exercícios de aquecimento sempre que praticar exercícios físicos e antes e depois da rotina pesada do dia a dia. 
 
-Procurar ajuda médica se as dores persistirem por muito tempo; 
 
-Respeitar o seu limite físico para não causar dores por exaustão; 
 
-Evitar alimentos e bebidas diuréticas para amenizar a perda de nutrientes;
 
Nota: Este artigo é meramente informativo e um ponto de partida para pedir ajuda médica especializada em caso de necessidade ou prevalância dos sintomas.
 
 
PUB
 
MAIS LIDA AGORA
Mulher resgatada junto ao cais de embarque de Olhão

Mulher resgatada junto ao cais de embarque de Olhão

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Colisão entre dois veículos na estrada do Aeroporto com 3 feridos

Colisão entre dois veículos na estrada do Aeroporto com 3 feridos

ver mais
 
Covid.19:Município de Lagoa retomou atendimento presencial e reforçou o online

Covid.19:Município de Lagoa retomou atendimento presencial e reforçou o online

ver mais
 
Fogo em São Marcos da Serra obrigou ao confinamento da povoação de Águas Velhas

Fogo em São Marcos da Serra obrigou ao confinamento da povoação de Águas Velhas

ver mais
 
 
 
 
Alô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Click Saúde» Desporto» Economia
» Política» Figuras da nossa Terra» Fichas de Leitura» CX de Correio