Ambiente

Câmara de Albufeira convida à participação no Plogging Challenge Portugal

 
No próximo dia 15 de abril (sábado), Albufeira associa-se à 3ª edição do Plogging Challenge Portugal, uma atividade física amiga do ambiente, que tem vindo a obter uma adesão crescente a nível mundial.

A proposta passa por recolher o lixo que encontramos ao longo do percurso que fazemos a pé, bastando levar uma luva e um saco reutilizável, e é este o desafio.
 
O ponto de encontro está marcado para o edifício dos Paços do Concelho, às 9h15. Com saída às 9h30 e chegada às 12h00, em frente à Câmara Municipal. O percurso, com uma distância total de 3,76 Km, desenvolve-se no sentido nascente, pela Rua do Município, desce a rua ao lado do supermercado Modelo, por trás do Hotel Paraíso, em direção ao Parque de Vale Faro, onde se aproveita para recolher o lixo que aí se encontrar. O grupo segue depois para a Praia dos Alemães até à Praia do Inatel, sobe pela Rua dos Oceanos e chega novamente em frente à Câmara Municipal, local onde está prevista a entrega dos certificados de participação, explica a Câmara de Albufeira em nota de imprensa. 
 
O presidente do Município, José Carlos Rolo, refere que “se trata de um evento que acarinhamos desde o início, uma vez que chama a atenção das pessoas não só para a necessidade do exercício físico ao ar livre, em contacto com a natureza, mas também para a consciencialização sobre o impacto do lixo nas nossas vidas e respetivas consequências negativas em termos ambientais”.
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Ambiente, sublinha que “a qualidade de vida dos nossos munícipes, bem como a proteção e a sustentabilidade ambiental estão no topo das preocupações do Município de Albufeira, por isso todas as iniciativas neste sentido são bem-vindas. É importante consciencializar as pessoas para a urgência de cuidarmos do nosso planeta, pelo que convidamos todos a participarem no evento”.
 
Refira-se que logo na primeira edição, em outubro de 2021, o Plogging Challenge Portugal mobilizou 244 voluntários em 22 localidades e nove distritos do País, desde o Algarve até Bragança, prevendo-se que ano após ano, à semelhança do que acontece noutras partes do mundo, venha a captar, o interesse de mais pessoas.
 
A atividade é aberta à participação de todos, mas carece de inscrição prévia, que deve ser efetuada até ao próximo dia 15 de março, através do preenchimento do formulário.