No âmbito do acordo, a autarquia revela ao Algarve Primeiro que, vai atribuir uma comparticipação financeira à associação de 7.800 euros.
A Baixamar pretende levar a efeito o projeto "À volta das cordas", com o objetivo de formar crianças e jovens a nível musical, "com uma base educativa sólida e eclética, que visa a promoção de ensembles de guitarra (acústica e elétrica), não excluindo a possível articulação com outros instrumentos. Na sua raiz de índole sociocultural, pretende descentralizar o ensino artístico ao envolver diferentes concelhos da região do Algarve", lê-se na nota.
No Pólo de Alcoutim/Martim Longo podem-se inscrever os alunos das escolas do concelho e as aulas são ministradas às sextas-feiras, entre as 14h00 e as 16h00, em Martim Longo, e entre as 16h30 e as 18h30, em Alcoutim.
A autarquia sublinha que, este protocolo reforça o compromisso do Município de Alcoutim "com a promoção da cultura, da educação e da igualdade de oportunidades, reconhecendo a importância da música enquanto ferramenta de inclusão social e de valorização do território».