Apoio direcionado aos concessionários de praias.
De acordo com a publicação do Decreto-Lei 24/2020 de 25 de maio, que veio limitar a utlização das praias, como forma de acautelar a disseminação do novo coronavírus, a autarquia de Aljezur, aprovou a atribuição aos concessionários das praias do concelho, o valor de 50% da verba total do encargo com o vencimento dos Nadadores Salvadores, até ao limite máximo de novecentos euros, que façam parte do efetivo do sistema de vigilância e socorro da praia da qual sejam titulares, até ao máximo de três.
Em comunicado, a autarquia realça que, o apoio será concedido para o período da época balnear, compreendido entre 6 de junho e 30 de setembro.
A mesma entidade informa que, estão incluídos a aquisição/contratação de serviços de vigilância e socorro para reforço do contingente em praias de uso balnear e em praias que face à atual situação de pandemia, será expetável que apresentem menor pressão e por serem praias consideradas mais “tranquilas” e que apresentam uma acessibilidade aceitável, venham a ser alvo de maior procura.
Segundo a autarquia, esta é uma medida universal, para as praias do concelho, “que são o grande suporte e procura do turismo”, prevendo-se um esforço financeiro de cerca de 125.000 euros, “que contribuirá, para mais segurança, mais confiança e também uma medida para ajudar e impulsionar a economia local”.
Nesta sequência, o Município de Aljezur, recebeu 4 fuzileiros da Marinha, que estão desde 1 de junho, a reforçar a segurança nas praias, em ações de sensibilização e aconselhamento a comportamentos de risco. Nesta iniciativa conjunta com a Autoridade Marítima, a autarquia garante o alojamento aos 4 militares.