Sociedade

Câmara de Aljezur atribui em 2021 nome de Gil da Costa da Luz a rua da vila

 
A Câmara Municipal de Aljezur deliberou atribuir o nome de “Gil da Costa Luz” a uma rua do Bairro Car na Freguesia de Aljezur.

A autarquia assinala que esta deliberação, «vem no seguimento de uma proposta apresentada, por um grupo de ilustres personagens», na qual Ruy Ventura é o primeiro subscritor, para atribuição de o nome de Gil da Costa Luz a uma rua da Vila de Aljezur, «perpetuando o nome de um aljezurense que sempre trabalhou para o bem da sua terra e do seu concelho».
 
Gil da Costa Luz faleceu no dia 26 de janeiro de 2019 em Lisboa, e encontra-se sepultado no cemitério de Aljezur. Gil da Costa Luz nasceu em Aljezur a 7 de março, data escolhida, para que em 2021, seja prestada a homenagem póstuma e descerrada uma placa toponímica, entre outras iniciativas em sua memória.
 
Segundo descreve o município em nota de imprensa, «o Sr. Gil, como era conhecido, foi cofundador da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, testamenteiro do Pintor José Cercas com a Câmara Municipal de Aljezur, onde foi um dos principais impulsionadores e colaboradores na abertura da Casa museu José Cerca, impulsionador do Museu Antoniano, e do Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia. De 2001 a 2017 foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, com grande dedicação à causa da ajuda ao próximo. Cidadão crítico, consciente e proactivo Gil da Costa Luz merece o reconhecimento dos Aljezurenses».