Sociedade

Câmara de Aljezur desenvolve programa para a promoção e prevenção da saúde mental

A autarquia de Aljezur aprovou, por unanimidade, em reunião do executivo, a minuta de um protocolo a estabelecer com a Casa da Criança do Rogil para a continuidade de um programa dirigido à promoção, prevenção e ação na área da saúde mental. 

PUB
 
O protocolo permite garantir a continuidade do programa “EspecialMente”, cuja duração e financiamento através do Alto Comissariado da Saúde terminou em janeiro. 
 
A câmara diz que esta medida permite suprir a falta de responsabilidade do serviço público de saúde do Barlavento algarvio.
 
“Falamos de pessoas que na sua maioria, apresentam vulnerabilidade económica e psicossocial, limitativas ao nível da autonomia e procura de uma solução alternativa, para quem a falta destas respostas e terapias vai deixar sem resposta alguma, dado que teriam de ser encaminhadas para respostas equivalentes, que não existem no concelho, nem nos concelhos limítrofes, no Serviço Nacional de Saúde”, refere nota da autarquia. 
 
A autarquia assinala que “é fundamental aliar uma estratégia ao nível da promoção da saúde e do equilíbrio biopsicossocial com as terapias de controlo e acompanhamento”, pelo que importa manter o «EspecialMente» sob a forma de um programa que “articule a promoção, a prevenção e a ação na problemática da saúde mental, dirigido aos munícipes do concelho de Aljezur”.