Sociedade

Câmara de Castro Marim é uma das vencedoras do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta

 
As câmaras municipais de Castro Marim, Figueira da Foz e Óbidos e a Junta de Freguesia de Arroios, em Lisboa, são as vencedoras do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Além das Autarquias e Freguesias, são também galardoadas na edição deste ano as categorias “Associações e Clubes, Instituições de Ensino, Ativismo e Intervenção Social, Cidadania e Entidades Públicas”, avança a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), em comunicado.
 
O Politécnico de Leiria ganhou na categoria Instituições de Ensino, Eliseu Almeida e Kumpania Algazarra venceram a categoria Ativismo e Intervenção Social, enquanto Mário Meireles e Gonçalo Peres foram galardoadas na categoria Cidadania.
 
As associações e clubes Os Chaparros - BTT Team Associação Santiago do Cacém, Juvemar AFC - Associação Juventude de Marinhais e o Núcleo Cicloturista Clube Desportivo do Beato também ganharam na sua categoria.
 
Já na categoria Entidades Públicas, venceu a Região de Turismo do Algarve.
 
A FPCUB destaca no comunicado que, em Portugal, se "tem verificado uma grande procura de bicicletas, superior à oferta, e algumas lojas esgotaram o seu 'stock', não tendo ainda atingido a normalidade ao dia de hoje”.
 
"Em simultâneo, várias cidades começaram a investir em ciclovias temporárias e espaços pedonais, de forma a proteger e garantir mais espaço para circulação, em segurança, dos utentes mais vulneráveis do espaço público. Estas iniciativas devem ser apoiadas e encorajadas, esperando que as iniciativas temporárias possam ser avaliadas e monitorizadas ao longo do tempo, com vista à melhoria contínua e, desejavelmente, se promova a redução do excessivo espaço dedicado ao transporte individual motorizado", acrescenta.
 
A entrega dos prémios acontece na quinta-feira, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.