Sociedade

Câmara de Faro anuncia transporte gratuito a todos os alunos a partir de 1 de janeiro

 
A Câmara Municipal de Faro informa que no dia 1 e Janeiro de 2020 entra em vigor o alargamento da gratuitidade do transporte escolar para os alunos de todos os níveis de ensino quando residam a mais de 3 quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam.

 
De forma a assegurar a igualdade de oportunidades de acesso à educação, a autarquia explica em comunicado que decidiu incluir os alunos do ensino secundário no contexto do Plano Municipal de Transportes Escolares que, à semelhança dos restantes níveis de ensino, receberão uma comparticipação financeira de 100% (até aqui estes alunos eram contemplados com uma comparticipação de 50% do valor da viagem), «o que significa um investimento acrescido de aproximadamente 55 mil euros».
 
A medida inclui igualmente as deslocações em transporte fluvial para os alunos residentes nos núcleos habitacionais da Ilha da Culatra, o que representa um investimento anual de 93.337,87 euros.
 
Estão ainda abrangidos pelo regime de transporte escolar municipal todos os alunos com dificuldades de locomoção que beneficiem de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam, sempre que a sua condição o exija.
 
No total, entre meios fluviais e terrestres, o Município assinala que irá «alocar ao transporte escolar o maior valor financeiro de sempre, assegurando um montante global de 518.554,91€».
 
Com este novo plano, o Município pretende também «fomentar a utilização do transporte público, em detrimento do transporte individual, contribuindo para a formação de hábitos futuros e de práticas ambientalmente sustentáveis».