Economia

Câmara de Faro aprova concurso para construção de 22 novos fogos de habitação social

 
Foi aprovado em reunião de câmara, o lançamento de concurso público para empreitada de construção de um edifício com 22 fogos de habitação social na Rua Ludovico Menezes. O concurso terá o valor base de 2.199.684,08 euros, acrescido de IVA, e 560 dias de prazo de execução.

Em comunicado, a autarquia lembra que este investimento tem por base a candidatura apresentada ao abrigo do programa 1º Direito – “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, do Plano de Recuperação e Resiliência.
 
Foi no dia 16 de junho, que foram assinados dois contratos com o IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana para cofinanciamento de um total de 71 novas habitações: 22 novos fogos na Rua Ludovico Menezes, cujo lançamento do concurso público foi agora aprovado – e 49 em Montenegro, que se destinam a realojar famílias residentes na praia de Faro.
 
Estes dois financiamentos integram a Estratégia Local de Habitação do Município de Faro, aprovada em novembro de 2018. Ainda neste âmbito, a Câmara de Faro perspetiva novas candidaturas a esta área, além da revisão da Estratégia Local de Habitação, de forma a contemplar novos projetos, nomeadamente cerca de 275 novos fogos para venda a custos controlados em Estoi.
 
Ao todo, a Estratégia Local de Habitação do Município de Faro implica um investimento total superior a 25 milhões de euros, com impacto em mais de 350 famílias, entre arrendamento apoiado e vendas a custos controlados.