Saúde

Câmara de Faro aprova financiamento para aumentar vagas de Medicina no Algarve

 
A Câmara de Faro aprovou a atribuição de uma verba de 317.090 euros à Universidade do Algarve (UAlg), ao abrigo de um contrato-programa que prevê o alargamento de vagas para Medicina na região até 2025, anunciou a autarquia.

Em causa está o financiamento de um contrato-programa celebrado entre UAlg, o Algarve Biomedical Centre (ABC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), que vai permitir “reforçar e ampliar as vagas do curso do mestrado integrado de Medicina”, esclareceu o município em comunicado.
 
Segundo a autarquia, o contrato-programa “Alargar e modernizar o ensino da medicina e a investigação biomédica na Universidade do Algarve” prevê a atribuição de seis milhões de euros à Universidade do Algarve, em cinco anos (de 2021 a 2025).
 
O Município de Faro vai contribuir “com transferências anuais no valor de 63.418 euros”, prossegue a nota.
 
Este apoio representa, segundo a Câmara algarvia, “um investimento adicional” na promoção “da qualidade aos cuidados de saúde prestados à população, bem como no reforço das ofertas educativas no âmbito do ensino superior” de Medicina na Universidade do Algarve.
 
“Além de reforçar a afirmação da Universidade do Algarve enquanto instituição de ensino superior de referência a nível nacional, esperamos que este aumento do número de vagas no curso de Medicina venha ajudar a contribuir para a resolução das conhecidas carências ao nível da Saúde na região”, afirmou o presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, citado no comunicado.
 
A mesma fonte considerou que “é fulcral formar mais e melhores profissionais de saúde, e fixá-los na região”, mas advertiu que as autarquias estão cada vez mais a “substituir ou a completar” a “falta de resposta da Administração Central” em “cada vez mais áreas que não são da sua esfera de competências, como é também o caso do Ensino Superior”.
 
De acordo com a AMAL, o acordo termina em 31 de dezembro de 2025 e prevê que, a cada ano letivo, “o número de inscrições no mestrado aumente progressivamente, sendo que no quinto e último ano o número de matrículas não deverá ser inferior a 96 alunos”.
 
Atualmente, o número anual de matrículas no Mestrado Integrado de Medicina ministrado pela UAlg corresponde a 64.
 
Lusa