Sociedade

Câmara de Faro aprova plano estratégico para a cultura até 2030

 
A proposta de Plano Estratégico para a Cultura do Município de Faro (PEC Faro2030), apresentada pelo Presidente da Câmara, foi aprovada por unanimidade na última reunião de executivo.

Em comunicado a Câmara de Faro adianta que o documento é resultado de um trabalho iniciado em outubro do ano passado, «com uma extensa pesquisa de informação mas também de uma alargada participação pública» que contou com a presença de mais de 300 pessoas em diversos formatos.
 
Nos meses de agosto e setembro deste ano, decorreu o processo de consulta pública, com reuniões entre várias entidades, tendo sido realizadas 8 sessões de esclarecimento e participação em diferentes locais do concelho, envolvendo mais de 100 pessoas, de que resultou o documento final, que será sujeito a deliberação na Assembleia Municipal de Faro.
 
Para o Município, o documento agora aprovado, «representa um passo fundamental para a apresentação da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura», além de ser «um instrumento de gestão, ao dispor autarquia para o desenvolvimento do concelho».
 
A proposta foi elaborada tendo em conta as necessidades identificadas e as perspectivas de futuro, «resultando no Plano Estratégico para a Cultura de Faro 2030 composto por 27 programas que integram diversas ações, sendo o primeiro plano estratégico para uma cidade da Europa focado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável». 
 
O PEC Faro 2030, prevê ainda uma maior cooperação entre agentes culturais, outros municípios e organismos de cariz local, regional, nacional e internacional.