Em comunicado, a Câmara Municipal de Faro faz saber que, a propósito dos últimos desenvolvimentos relacionados com a epidemia COVID-19, tem vindo a analisar permanentemente a evolução dos acontecimentos, estando em contacto constante com a Autoridade de Saúde.
Na mesma sequência, a autaruia informa que, até ao momento, a Autoridade de Saúde não promoveu qualquer recomendação que justifique o encerramento de serviços municipais, à semelhança do que acontece com a generalidade dos setores de atividade em Portugal, havendo contudo a necessidade de continuar a promover boas práticas preventivas.
No entanto, na sua última orientação, de ontem, a Direção-Geral de Saúde estabelece que “eventos à porta fechada com mais de 1.000 pessoas sejam suspensos”, devendo proceder-se de igual forma para as iniciativas que cheguem a públicos difíceis de identificar em caso de necessidade.
No mesmo seguimento, fica suspensa a realização dos eventos agendados até ao dia 3 de abril, que pela sua dimensão possam chegar a públicos externos ao universo municipal. É o caso dos espetáculos agendados para o Teatro das Figuras, como o concerto de Carminho, o bailado Romeu & Julieta e os Encontros do Devir entre outros, que ficam todos adiados para data a anunciar oportunamente (ver mais informação no site do Teatro das Figuras).
Seguindo o mesmo princípio ficam, também, preventivamente adiados os eventos desportivos promovidos no âmbito do município, o que inclui a 4.ª Meia Maratona da Água, reprogramada para o dia 3 de outubro.
Segundo a autarquia, ficam ainda canceladas todas as deslocações em transportes coletivos municipais para fora do concelho.
Lê-se no mesmo comunicado que o Município de Faro fará diariamente a avaliação da situação com a Autoridades de Saúde para tomar todas as medidas que se considerem necessárias para a proteção da comunidade.
O Município de Faro renova o apelo à população para que se mantenha serena e continue a observar as medidas básicas de higiene pessoal e de recato social, evitando deslocações desnecessárias para fora do concelho, com vista à sua própria proteção e à contenção da propagação da COVID-19.