siga-nos | seja fã
PUB
 

Câmara de Faro requalifica Alameda João de Deus e Mata do Liceu

Imprimir Partilhar por email
14-06-2018 - 16:17
Foram esta manhã apresentados à comunicação social, os projetos referentes à requalificação da Alameda João de Deus e Mata do Liceu.
 
O autor dos projetos o Arquiteto paisagista José Brito, recordou que "mexeu-se na Alameda há cerca de 15 anos mas sem manutenção, o espaço foi-se degradando".
 
Entre as novidades na nova requalificação, José Brito realça alguns aspetos que se prendem com a "atualização de soluções" que vão ao encontro quer da evolução da cidade, quer da possibilidade de se aplicarem novas metodologias, à obra.
 
Transformar o polidesportivo num espaço multiusos numa homenagem a João de Deus, aumentar os espaços verdes, assim como os espelhos de água, no "cantinho dos namorados", uma nova localização para os equipamentos geriátricos, nova iluminação que será decorativa, novos equipamentos infantis, novos lancis e um novo piso no corredor central, foram algumas das intervenções anunciadas.
 
Relativamente à Mata do Liceu e de acordo com José Brito, "este espaço também foi requalificado nos últimos 20 anos, mas faltou a necessária manutenção, pelo que hoje há vestígios do projeto inicial".
 
Entre as alterações previstas, está a criação de um espaço "fresco" com relva, um grande parque infantil, mesas para piqueniques, circuitos de manutenção, espaço de Street Workout e uma estrutura que englobe caminhos e trilhos para corrida. 
 
Outra novidade prende-se com a criação de pequenas bacias de retenção de água, evitando que a mesma escorra rapidamente do local. Está também previsto um anfiteatro para pequenos espetáculos e espaços "informais" onde podem acontecer atividades desportivas.
 
Nas traseiras do Liceu, houve o cuidado de realçar a Ermida de Stº António do Alto, aumentando o adro, "dando uma nova fachada ao monumento, para que tenha mais relevância".
 
José Brito disse que a Mata do Liceu, será "uma mini-cidade lúdica" onde serão plantadas mais 200 a 300 árvores e revista a iluminação.
 
O objetivo é que ambos os espaços (Alameda e Mata do Liceu), fiquem aptos a manutenções futuras, para preservação da qualidade ambiental que se pretende.
 
Aos jornalistas Rogério Bacalhau - Presidente da Câmara de Faro, confirmou que o investimento nas duas empreitadas ronda 1 milhão e 300 mil euros, sendo 650 mil + IVA para a Alameda e 750 mil + IVA para o Mata do Liceu.
 
O projetos estão concluídos, seguem-se os processos normais de lançamento das empreitadas, nomeadamente o concurso público e o visto do Tribunal de Contas, pelo que o autarca estima que ambas as obras arranquem ao mesmo tempo, prevendo-se a sua conclusão em finais de 2020 ou início de 2021, com um prazo de construção de 9 meses.
 
Rogério Bacalhau quer que os novos espaços sejam referência na cidade, com requalificações profundas, que possam assegurar essa relevância. 
 

 

 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Requalificação da Frente Ribeirinha de Olhão já começou



-

Faro tem "primeiro" condomínio privado de luxo



-

Vilamoura recebe selo de certificação de estação náutica



-

Secretário de Estado elogia CCDR Algarve pelo "trabalho desenvolvido" na preparação do Portugal 2030



-

INE:Algarve soma 3,5 milhões de hóspedes e fatura 938 milhões



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Colisão aparatosa logo pela manhã na EN125

Colisão aparatosa logo pela manhã na EN125

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Já se encontram abertas candidaturas para a Feira de Verão de Quarteira

Já se encontram abertas candidaturas para a Feira de Verão de Quarteira

ver mais
 
Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal

Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal

ver mais
 
Castro Marim:Despiste de veículo pesado faz duas vítimas mortais e um ferido

Castro Marim:Despiste de veículo pesado faz duas vítimas mortais e um ferido

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio