A Câmara Municipal de Lagoa informou que já arrancaram as obras de requalificação do espaço público em Vale de Centeanes, Carvoeiro.
A obra em curso que deverá está concluída até final do ano, tem como objetivo "reformular as infraestruturas básicas e requalificar o espaço público da zona de um loteamento que tem já cerca de 50 anos e não conheceu, entretanto, alterações significativas", explica a autarquia em comunicado. O investimento ronda os 396 mil 595 euros.
A zona da Urbanização “Algarvesol”, localizada em vale de Centeanes, é reconhecida, segundo o Município, "como uma antecâmara privilegiada" do percurso dos Sete Vale Suspensos, um dos mais apreciados dos percursos pedestres do Concelho de Lagoa.
A empreitada agora iniciada, irá intervir no mesmo espaço onde já tinha sido melhorada a iluminação pública e beneficiados os ramais de abastecimento de eletricidade, sendo que nesta fase serão criadas infraestruturas de saneamento básico, com ligação das habitações à rede de esgotos, e implementação de uma rede de drenagem pluvial, "até agora feita superficialmente", assinala a edilidade. Também vai ser renovada a rede de abastecimento de água que já conta com quase 50 anos de existência.
O Município de Lagoa pretende não só melhorar o saneamento básico, mas também requalificar os espaços exteriores e as vias de comunicação. Vão ser repavimentadas as ruas, incluídas novas ilhas ecológicas, criados mais lugares de estacionamento e revistos os sentidos de trânsito, adianta o mesmo comunicado.
Facilitar a mobilidade e a prioridade dos peões nesta zona são também objetivos desta obra, já que vai ser construído um passeio destinado aos utentes com mobilidade condicionada, em que a estrada e o passeio ficam à mesma cota.
Emídio Santos