A Câmara Municipal de Lagoa reuniu-se com os seus parceiros sociais no sentido de preparar, a operacionalização do “Programa LagoaMaisPróxima”, que levará ao reforço da intervenção comunitária através de um serviço de apoio social que favoreça uma contínua interação, com a permanência de técnicos no terreno.
Foram discutidas as alterações efetuadas ao normativo do Fundo de Emergência Social, por forma a tornar a sua aplicação mais justa e adequada às necessidades das pessoas, estruturando-a para que permita o encaminhamento das situações sociais detetadas, reforçando-se a necessidade de enquadrar os beneficiários na procura ativa de emprego, através do GIP (Gabinete de Inserção Profissional).
Em conjunto com as Instituições de Solidariedade Social e as Juntas de Freguesia do Concelho de Lagoa, será criado um serviço de apoio social de proximidade às pessoas que, muitas vezes, se veem privadas de aceder aos mecanismos existentes, por desconhecimento das medidas e políticas que se encontram a operar no terreno.
O acompanhamento nos Bairros Municipais será reforçado por parte da equipa do Projeto “A Fábrica”, nos termos do Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais celebrado entre a ADR Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro, Segurança Social e Câmara Municipal, fortalecendo, ações de ordem cultural e cívica, com o apoio de dois Animadores Culturais, disponibilizados pela Câmara.
Desse modo, será desencadeado um atendimento técnico descentralizado nas diversas Freguesias por parte da equipa da Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Lagoa, uma vez por mês.
Para mais informações a Câmara Municipal, através da Linha Verde (gratuita) 800 272 475.