Economia

Câmara de Lagoa vai avançar com obra para remodelar e aumentar reservatório de água das Sesmarias

 
O Tribunal de Contas emitiu, no final de julho, o parecer favorável para a realização da empreitada que irá remodelar o reservatório de água das Sesmarias e aumentar a sua capacidade de reserva.

Segundo informou o município de Lagoa, trata-se de uma obra "há muito desejada pela lagoenses e essencial para uma eficaz distribuição e poupança de água". A empreitada permitirá aumentar a capacidade de armazenamento do reservatório, passando dos atuais 600 metros cúbicos para 6500 metros cúbicos.
 
A atual capacidade de reserva faz com que aquela zona do concelho, seja muito afetada com cortes de água, sempre que há uma rotura na conduta principal de abastecimento. A fraca capacidade de reservar água faz com que facilmente o depósito fique completamente vazio e leve muito tempo até voltar a ter a capacidade de abastecer a população.
 
A autarquia acrescenta que a obra permitirá, "à posteriori", substituir a "antiga e degradada conduta" que abastece a zona das Sesmarias, tratando-se de uma das principais condutas de abastecimento do concelho, com várias roturas ao longo do ano. 
 
Um investimento de cerca de dois milhões de euros, com a duração prevista de 12 meses, que deverá estar concluído em agosto de 2023.
 
“A remodelação do sistema de abastecimento de água, com tudo o que isso implica, nomeadamente a substituição das principais condutas do concelho, é a nossa prioridade. Reduzir as perdas de água no concelho é um compromisso que assumi com os lagoenses e estamos a trabalhar para cumpri-lo”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.